Tenho conhecimento que historicamente as técnicas de Literatura de Cordel têm origem na poesia moura – ou árabe – que é tão antiga quanto a escrita daquele povo e sabidamente rigorosa na sua métrica e rima. A poesia árabe canta e fala das riquezas, das conquistas, dos costumes e condições da vida no campo e no deserto, dos animais e outros elementos da natureza. Encontros de tribos beduínas e feiras eram ocasião para torneios poéticos de improviso – correspondentes às cantorias de repentes que ainda hoje assistimos no Brasil na Europa e Caribe – onde as glórias e virtudes eram cantadas e respondidas.

Anota essa data aí: 25 de junho de 1967. Domingo. Naquele dia foi realizada a primeira transmissão ao vivo, via satélite, para todo o planeta.

Esse foi o terceiro CarnaVarjão! Evento realizado pela comunidade por meio do Conselho de Cultura, e com o apoio do Centro Social Tia Angelina, do coletivo MOB e da equipe da administração regional do Lago Norte. Esperamos que a partir de agora a administração regional do Varjao se envolva mais nas atividades da comunidade, principalmente participando das reuniões do Conselho onde devemos definir o calendário cultural da cidade e a aplicação das verbas destinadas para a cultura na nossa cidade.